Cerrado

Aqui você encontra fotos da Nina visitando o Cerrado. Se quiser ver uma galeria de imagens do Cerrado, em “Viagens da Nina”, selecione “Cerrado” e clique em “Como é”.

 

Foto da minha estreia no Cerrado! Foi no município de Pirassununga que quase derreti de calor na primeira vez que andei pela vegetação com árvores de troncos retorcidos. Tentei me hidratar comendo uma laranja, na sombra.

pirassununga95

Pirassununga, em São Paulo, 1995.

 

No Parque Nacional Grandes Sertão Veredas (GSV), onde participei de um estágio de um mês . Saudades desse lugar, que tanto me inspirou a escrever Nina no Cerrado

Vista no Parque Nacional Grande Sertão Veredas, uma área de conservação localizada em Minas Gerais, 1996.

 

O pequi (ou piqui) é um fruto típico do Cerrado. O pequizeiro pode chegar a 12 metros de altura. Quão alto vocês acham que eu consegui subir nessa árvore, hein?

O pequi (ou piqui) é um fruto típico do Cerrado.  O pequizeiro, pode chegar a 12 metros de altura. Quão alto você acha que eu consegui subir nessa árvore, hein?

Pequizeiro no Parque Nacional Grande Sertão Veredas, MG, 1996.

 

As cachoeiras de Diamantina são distantes da cidade e o acesso não é fácil. Depois de percorrer o Cerrado e chegar no destino final, nada mais justo que aproveitar uma boa hidromassagem na água corrente gelada.

diamantina2002

Diamantina, Minas Gerais, 2002.

 

Atenta aos buracos na estrada de terra enquanto dirigia uma kombi no Parque Estadual do Jalapão. A vegetação de Cerrado impressiona pela sua beleza e bom estado de conservação, já que no Parque não são permitidas grandes plantações ou pastagens.

jalapao2012

Região do Parque Estadual do Jalapão, no município de Mateiros, no Tocantins, em 2012.

 

Olha eu, feliz da vida, pulando em um fervedouro! Por mais que a gente tente, não consegue afundar.Eu nunca tinha visto um fervedouro antes. Nesse poço de água cristalina há uma nascente subterrânea de onde sai grande quantidade de água e areia.

img_2705

Fervedouro de Mumbuca, no Jalapão, Tocantins, em 2012.

 

Ainda bem que eu ando prevenida e carrego roupa de banho nos passeios pelo Cerrado! Tive que cair na água para refrescar o corpo e conferir de perto a beleza desse rio, com água transparente de duas cores.

jalapao_rio2012

Rio no Jalapão, próximo ao fervedouro do povoado de Mumbuca, em 2012.

 

Essas chapadas  no Parque Estadual do Jalapão são ponto de parada obrigatória para quem quer apreciar a vista e enxergar lá longe. A subida até o topo da Serra do Espírito Santo pode ser um pouco cansativa, mas o esforço compensa! A única coisa é que o vento vai despentear seu cabelo na hora da foto…

serra_espirito_santo2012

Vista no Cerrado do Jalapão, no município de Mateiros, 2012.

 

Os cupins eu não consegui enxergar, mas o cupinzeiro não tinha como deixar de ver, com esse tamanhão todo… Formações como essa são comuns no Cerrado de Carrancas, em Minas Gerais.

carrancas2014

Carrancas, Minas Gerais, 2014.

 

Achei lindas essas flores rosas no Campo Sujo do Cerrado e me sentei na frente de uma jovem árvore para registrar esse momento. Ao fundo, um Cerradão.

carrancas_2014 (2)

Carrancas, Minas Gerais, 2014.

 

No campo rupestre da Serra do Galinheiro, poderia passar horas apreciando a paisagem.

carrancas_2014

Vista na Serra do Galinheiro, em Carrancas, Minas Gerais, 2014.