Pantanal

Aqui você encontra fotos da Nina visitando o Pantanal. Se quiser ver uma galeria de imagens do Pantanal, em “Viagens da Nina”, selecione “Pantanal” e clique em “Como é”.

 

Ah, o Pantanal, com seus rios, suas multicoloridas aves! Finalmente consegui matar minha curiosidade e conferir ao vivo como é esse lugar! Nesta foto, no barco, estou devidamente vestida, com colete salva-vidas e capa de chuva, protegida tanto da chuva quanto do vento.

img_2932

No rio Aquidauana, no Pantanal do Mato Grosso do Sul, em 2013.

Pantanal que é Pantanal, tem fazenda. Essa é a entrada da Fazenda São João, com as típicas cabeças de gado e de veado penduradas na parede.

img_2959

Fazenda São João, em Aquidauana, Mato Grosso do Sul, em 2013.

 

No Pantanal, a variação no nível das águas de rios e lagos ao longo do ano é muito grande. De abril a setembro é a estação seca, e os demais meses correspondem à época da cheia. Mesmo visitando o Pantanal no mês de junho, não escapei de fortes chuvas. Pelo menos a capa de chuva foi útil e não ficou guardada na mochila!

nina_chuva

Dando risada da forte  e demorada chuva que caiu em pleno mês de junho na Fazenda São João, em Aquidauana.

 

Os cavalos não são animais nativos, quer dizer, eles não existiam no Pantanal, foram trazidos pelas pessoas. Não é raro ver alguém montado à cavalo tocando a boiada pelas fazendas e estradas de terra. Eu resolvi experimentar como era, e montei num cavalo bem mansinho que só queria saber de comer capim e de descansar.

nina_cavalo

A área onde o cavalo está pastejando fica alagada durante a cheia dos rios.