Mata Atlântica

Aqui você encontra fotos da Nina visitando a Mata Atlântica. Se quiser ver uma galeria de imagens desta floresta, em “Viagens da Nina”, selecione “Mata Atlântica” e clique em “Como é”.

 

Em meio à Mata Atlântica, seguro meu chapéu para ele não voar e chegar antes de mim na praia!

itacare95

Itacaré, na Bahia, em 1995.

 

A Praia do Forte tem uma sede do Projeto Tamar, voltado para a conservação das tartarugas marinhas. Além de visitar o Projeto, aproveitei para caminhar na praia, mergulhar no mar e também tirar uma soneca na sombra dos coqueiros, tão comuns nas praias baianas.

praiadoforte95

Praia do Forte com farol (à esquerda) e coqueiros ao fundo, na Bahia, em 1995.

Em região de Mata Atlântica, na subida para o Pico dos Marins, fiz várias paradas para retomar o fôlego e apreciar a vista. Depois de percorrer as trilhas na mata, a subida até o Pico, que tem 2.420 metros, é feita escalando a rocha.

picodosmarins97

Na subida ao Pico dos Marins, em Piquetes, São Paulo, no ano de 1997.

Na hora em que essa foto foi tirada, dá pra saber que não ventava. Basta olhar para a superfície lisinha do mar, com poucas marolas. O tempo estava propício para um passeio de barco, que poderia incluir uma visita às ilhas que aparecem ao fundo da foto, com vegetação de Mata Atlântica.

angra99

Mar e ilhas em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, 1999.

 

No encontro de um rio com o mar, o doce se mistura com o salgado e se forma a água salobra. Na Praia de Tabatinga, em João Pessoa, se o sol estiver muito forte e o mar muito agitado, esfrie a cabeça na água gelada do rio. Mas, para apreciar essas delícias da Mata Atlântica, só não pode ter frescura com o fedorzinho do manguezal próximo…!

img_1331

Praia de Tabatinga, em João Pessoa, Paraíba, 2011.

Na Praia da Pipa  são comuns as falésias, paredões bem íngremes que parecem um penhasco, como esse mostrado na foto. As falésias foram formadas ao longo de milhares de anos, pelo desgaste da rocha provocado pelo mar. Essas formações rochosas são sempre encontradas nas praias, em região de Mata Atlântica.

pipa_falesia_2012

Praia da Pipa, Rio Grande do Norte, 2012.

Eu visitei o jardim botânico do Rio de Janeiro e nem imaginava que esse local foi criado em 1808, a partir de uma decisão do então príncipe regente português D. João. Um dos objetivos do novo empreendimento era ser uma espécie de ”jardim de testes”, para tentar cultivar no Brasil plantas trazidas de outras partes do mundo. Os portugueses tinham especial interesse em produzir temperos, como baunilha, canela, pimenta, etc.

Created with Nokia Smart Cam

Em meio às flores do abricó-de-macaco, no jardim botânico do Rio de Janeiro, em 2014. As flores desta árvore tem um cheirinho doce.

 

A vila ferroviária de Paranapiacaba foi construída na Serra do Mar paulista por ingleses, no final do século XIX. A estrada de ferro que ligava Santos a Jundiaí era o principal meio de transporte rápido de café, cultivado no Brasil, para o porto de Santos, e de lá para a Europa.

wp_20160907_026

Vila de Paranapiacaba, no município de Santo André, São Paulo, em 2016.

 

A vila de Santo Antônio fica a cerca de 90 km do aeroporto de Salvador. É uma vila pequena, com aproximadamente 200 moradores, e a praia é tranquila. Nas poucas barracas, são servidas porções de peixe e frutos do mar, além de bebidas. Nos dias com céu aberto, o sol é forte – essa foto foi tirada por volta das 8 horas da manhã (!)

img_4996

Praia de Santo Antônio, na Bahia, em 2016.

 

Da praia de Santo Antônio é possível caminhar até o resort da Costa do Sauípe. Um resort é uma espécie de hotel de luxo que oferece várias atividades de lazer. Há coqueiros em toda a costa, e se a areia esquentar muito, dá pra ficar abrigado debaixo de sobra.

img_5010

Praia da Costa do Sauípe, na Bahia, em 2016.

 

Salvador é a capital da Bahia. Assim como outras capitais localizadas em região de Mata Atlântica, é uma cidade com muitos moradores, o que significa que todas essas pessoas dependem de serviços oferecidos pela floresta, como a água usada para abastecimento público, o ar, um clima adequado. Infelizmente, grandes áreas de vegetação já foram desmatadas.

wp_20161016_002

Em frente ao iate clube de Salvador, na Bahia, em 2016.

 

Se quiser ver outras fotos de paisagens